lixos pós jogo d Copa

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EGOCENTRISMO


                                



Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.Gn 35:2-4

A vaidade atrapalha e afasta o homem de Deus. Normalmente ela surge em pequenos sinais, mas logo se torna poderosa. Através dela, o homem adora coisas fúteis, inverte valores, passa a amar coisas terrenas e a si mesmo mais que a Deus. O objetivo da vaidade é fazer com que a pessoa se sinta bem, bonita, interessante, atraente e importante aos seus próprios olhos e aos olhos humanos em geral. Assim, passa a investir numa conduta ditada pelos ímpios, ferindo a vontade de Deus: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (I Jo 2:15).

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.
Ser egocêntrico consiste em uma exagerada exaltação da própria personalidade, até a considerar como centro da atenção e de atividades gerais. Na pessoa egocêntrica se encontram a imaginação e o pensamento tão permanentemente ocupados com o próprio eu e os seus interesses que é incapaz de se colocar no lugar de outro indivíduo e de contemplar, do ponto de vista de outro eu, a matriz ou aspecto que têm as coisas e acontecimentos.
Os egocêntricos são sujeitos dispostos a fazer com que outros suportem as próprias dificuldades sem os ajudar, porque não se preocupam com os pensamentos, sentimentos e problemas das pessoas que os rodeiam. Também são capazes de fingir, perante si mesmos e perante os outros, por não se atreverem a enfrentar a realidade, com medo de ferir as suas exigências.

                                                  característica do egocêntrico

A AMAR-SE A SI PRÓPRIA E NÃO AOS OUTROS
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos," (2Tm 3:2)
"Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (2Cor 12:15)
A palavra de Deus diz que quem não se ama não pode amar aos outros; Porém os textos supracitados fazem referência exatamente a um tipo de amor que descambará para um tipo de amor destruidor.

A SER O CENTRO DE TODA A ATENÇÃO E NÃO OS OUTROS
Leva com que os outros sejam sujeitos ao próprio. Os outros é que deverão sempre se vergar *a minha pessoa. Deus ensina o contrário e dá-nos o exemplo do próprio Jesus Cristo:
23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. (1Cor 10.23,24)
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. (2Tm 2.10)
“...e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade...” (1Pd 5.5b)

A SER O MAIOR EM VEZ DO MENOR
Esta também é uma faceta dos egocêntricos. É difícil em nós mesmos, é contra-natura não sentirmos aquele desejo de aparecer, de estar no centro das atenções, de receber os louvores, etc. Mais uma vez a Palavra de Deus, nos oferece alguma orientações neste sentido:
"E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." (Lc 22:24,26)
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20.26-28)
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Flp 2:3)

A DESPREZAR OS MAIS FRACOS
MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Rm 15.1)
Grande parte das guerras e destruições existentes no mundo acontece porque há um desprezo e uma afronta aos que são mais fracos e incapacitados.Sempre querem pisar, ficar por cima dos fracos.

A NUNCA RECONHECER QUE ERRA
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5.16) 
Há pessoas que erram e ainda se orgulham dizendo: “Vocês nunca me ouvirão pedir desculpa a ninguém.” E pior ... fazem disto uma regra de vida. Pessoas assim são enfermas da alma, precisam tanto de ajuda espiritual ,oração, apoio  psicológicos.

ORGULHO

                                           
                                          ORGULHO DESTRUTIVO!

Meu tema de hoje orgulho venho trazer a luz da bíblia,porque o orgulho atrapalha tanto as pessoas, ao se relacionar com outras, e serem felizes:
  Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação.
  Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Provérbios 16:18-19 nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22). Um orgulhoso nunca admite que algo que deu certo seja mérito de um coletivo, e sim exclusivo dele,são pessoas que nunca reconhece os que os outros fazem para ela, sempre acha que é merecedor disso ou daquilo, é muito altivo ,e nunca admite um erro, que é normal do ser humano, nunca aceita uma repreensão, acha sempre que a repreensão que lhe foi dada ,foi por perseguição, ou inveja, não aceita nunca que ele pode ter errado ,sempre se colocando em posição superior a todos, ele sempre é o melhor, o que pertence sempre é o melhor, nunca elogia o trabalho do outro, ou elogia uma ação, estilo de vida, sempre com ar de crítica,que não são construtiva.querem o tempo todo ser o centro das atenções,e quando isto não ocorre, quer tirar o que o tem, a todo custo, para ser substituto daquela posição de destaque.isto é um orgulho destrutivo do ser humano. Como foi o orgulho de Saul que ,não aceitava perder o Reino para Davi.e tentou tira-lo do seu caminho a todo custo.

                                             ORGULHO CONSTRUTIVO

    Quando o orgulho é saudável? Quando recebemos a noticia de que nosso filho foi bem nos estudos, quando nossa equipe deu um bom resultado e através disso o elogiamos e recompensamos, quando nosso amigo vai bem e o elogiamo, quando ficamos felizes com um enter querido ter alcançado uma promoção, uma coisa que ele almejou muito, e para isto queremos compartilhar desta alegria.Isto é um orgulho construtivo. Procure ter este orgulho pra si, a satisfação de ver seu amigo bem posicionado em todo aspecto da vida.
Deus os abençoe!





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA ESTUDAR?

   Como já escrevi na manteria sobre o sono na adolescência, vocês poderão conferir, existe um tempo do organismo para os adolescente, que estão em fase de crescimento, obedecendo este tempo é fundamental pra seu desempenho escolar, já as crianças elas tem melhor desempenho pela manhã, onde o cérebro esta descansado em alguns casos,porem tem que ser analisado caso por caso,o meu ele tem um processo lento pela manhã ,acorda sonolento, e só começar a processar melhor informação no período da tarde analista analisam melhores os dos casos, vejam as dicas:
                                       
                                               ESPECIALISTA AFIRMAM 

O neurologista infantil André Luiz Santos Pessoa, do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), explica que, no começo da manhã, há um pico de cortisol e noradrenalina no cérebro, que fortalecem o nível de atenção. Mas isso não significa que o estudante só terá um bom aproveitamento se estudar pela manhã. “O horário é perfeitamente adaptável”.

A psicóloga Yadja Gonçalves, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, acredita que “o melhor horário é aquele em que há uma harmonia entre o ritmo funcional da criança, a organização do tempo e a adequação às rotinas da família”.

Para o neurologista infantil André Luiz Santos Pessoa, existem vantagens e desvantagens nos dois turnos. Durante a manhã, segundo ele, o estudante pode aproveitar o primeiro período do dia para se dedicar a uma atividade intelectual. “Ele não estaria tão cansado”. Além disso, diz o médico, o estudante estaria se preparando para o mercado de trabalho. “Os trabalhos começam 7h, 8h, 9 horas, no máximo. O estudante já estaria se acostumando”.A dificuldade é para crianças mais vespertinas. Nesse caso, quem tem esse perfil, pode até melhorar o rendimento à tarde, segundo o médico. “Não existe uma regra. Existem prós e contras nos dois turnos”, pontua. (Gabriela Meneses)